Rubiaceae

Maguireocharis neblinae Steyerm.

Como citar:

Monira Bicalho; Eduardo Amorim. 2023. Maguireocharis neblinae (Rubiaceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

0,00 Km2

AOO:

8,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

A espécie ocorre no Brasil e Venezuela (Flora e Funga do Brasil, 2022). No Brasil, apresenta distribuição: no estado do Amazonas — nos municípios Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2023
Avaliador: Monira Bicalho
Revisor: Eduardo Amorim
Categoria: LC
Justificativa:

A espécie é descrita como um arbusto que ocorre em fitofisionomias de Afloramentos Rochosos da Amazônia do Brasil e Venezuela. Apresenta AOO igual a 8km², e, apesar dos valores de AOO permitirem a atribuição de uma categoria de ameaça, este está provavelmente subestimado pelo baixo esforço amostral na região e os registros conhecidos estão localizados em Unidades de Conservação ou em áreas preservadas. Somado a isto, não existem dados de declínios populacionais para aplicação de outros critérios. Assim, a espécie foi considerada como de Menor Preocupação (LC), demandando ações de pesquisa (expedições botânicas direcionadas a buscar pela espécie na localidade típica e em outras localidades próximas são necessárias para aumentar o conhecimento sobre sua distribuição e dinâmica populacional) a fim de ampliar o conhecimento disponível e garantir sua sobrevivência na natureza.

Possivelmente extinta? Não

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Mem. New York Bot. Gard. 23: 230, 1972.

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: rupicolous, terrestrial
Forma de vida: bush
Biomas: Amazônia
Vegetação: Vegetação sobre afloramentos rochosos
Habitats: 6 Rocky Areas [e.g. inland cliffs, mountain peaks]
Detalhes: Arbusto de altura máxima não registada. Ocorre na Amazônia, em Vegetação Sobre Afloramentos Rochosos (Flora e Funga do Brasil, 2022).
Referências:
  1. Flora e Funga do Brasil, 2022. Rubiaceae. Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB38926 (acesso em 18 de agosto de 2022)

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada na seguinte Unidade de Conservação: Parque Nacional do Pico da Neblina.

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.